5 passos para solução dos seus problemas..

Resultado de imagem para cinco passos para resolução de problemas

Nascemos com habilidades incríveis dentro de nós para solucionar problemas. Ocorre que na maioria das vezes, por alguma razão, vamos deixando de explorar esses recursos. Temos de tomar decisões todos os dias e essas decisões devem estar ligadas a solucionar problemas de diversas naturezas. Neste artigo quero compartilhar com você de forma simples e objetiva cinco passos para solução dos seus problemas, para que você possa mover suas ações em direção dos objetivos e não se sentir intimidado por dificuldades.

5 passos para solução dos seus problemas..

Cinco práticas simples e objetivas que você pode adotar para solucionar seus problemas  do cotidiano. Costumamos deixar de lado recursos muito úteis como a nossa capacidade nata de solucionar problemas. Uma das razões disso acontecer é devido a urgência do dia a dia. Dentro de nossas prioridades estabelecidas são muitas tarefas a se cumprir em pouco espaço de tempo. Considere os seguintes passos:

  • 1º passo – Resignifique os problemas
  • 2º passo – Mude as perguntas
  • 3º passo – Mude a fisiologia
  • 4º passo – Mude a linguagem
  • 5º passo – Seja honesto consigo mesmo

1º passo – Resignifique os problemas

Dê um novo significado para os seus problemas, repense sobre como você os encara na vida. Geralmente quando eles surgem você perde a cabeça e se desespera? Ou tenta buscar desde logo uma solução, mesmo que a longo prazo?

Os problemas em nossa vida são na realidade presentes, pois eles nos forçam a pensar de maneira diferente. Problemas são a melhor chance que temos de evoluir na vida. Eles existem para que possamos encontrar soluções e assim crescermos durante a caminhada.

Para todo problema existe uma solução e a solução surge mais rápido quando entendemos que o problema existe para nos fazer mover em direção aos resultados que desejamos. Um problema nos força a sair da nossa zona de conforto e também nos prepara para explorar mais do nosso próprio potencial.

2º passo – Mude as perguntas

Existe uma sequência lógica de atuação de nossas ações, relacionada ao nosso cérebro quando queremos encontrar respostas para nossas perguntas. Ele sempre encontra respostas para cada uma de nossas perguntas, com base no que pensamos sobre o assunto. A resposta pode ser positiva ou negativa e estaremos condicionados a agir em coerência a isso. Por esta razão, precisamos estar atentos e saber se o tipo de perguntas que fazemos para nós mesmos, vai nos impulsionar  a resolver ou vai nos paralisar diante de uma situação crítica?

“Por que fizeram isso comigo? Por que agora? Por que nunca consigo perder peso? Por que nunca consigo economizar dinheiro?” “Por que isto tinha que acontecer justamente comigo?”.

Devemos formular perguntas utilizando as premissas de forma correta em nossa cabeça, o resultado dependerá da forma que agregamos os elementos da pergunta, pois o cérebro sempre responderá respeitando as premissas preestabelecidas.

Perceba que direcionando o questionamento de maneira positiva no sentido de encontrar uma resposta produtiva é que, de fato, você acaba por encontrar. “Como posso resolver esta situação?”, “O que posso aprender com tudo isso?” “Como posso prever situações assim?”. Não são as respostas que fazem a diferença, mas sim as perguntas que formulamos. Este conceito pode mudar toda a sua vida para melhor se você aplicá-lo com sabedoria!

3º passo – Mude a fisiologia

Muitas pessoas quando se deparam com grandes desafios, tendem a ficar desanimadas e deprimidas. Isso ocorre através da mudança de fisiologia. O cérebro processa as informações captadas pelos cinco sentidos e responde a elas. O indivíduo diminui o ritmo da respiração, começa a falar em um tom de voz mais baixo e ritmo desacelerado. A cabeça e os ombros tendem a ficar para baixo, em seguida a mente começa a captar os sinais do corpo criando assim imagens que faz com que a pessoa se mantenha assim. Nesse estado a pessoa não consegue energia suficiente para enfrentar os desafios, pois se sente sem ânimo e sem recursos. Agora, o que acontece quando essa mesma pessoa muda sua fisiologia?

A conexão do  nosso cérebro com o nosso corpo é uma via de mão dupla, que se destina ao tráfego de informação. Nesse sentido, tanto o nosso corpo afeta o nosso cérebro quanto o nosso cérebro afeta o nosso corpo. Adore uma postura proativa, jogue os ombros e a cabeça para cima, mude a respiração e expressões faciais que a fala se tornará mais acelerada e confiante, e você se sentirá mais disposto. Podemos identificar este comportamento em atletas de alto nível, líderes e empreendedores de impacto.

Se você mudar a sua fisiologia em momentos de desafio, você já terá realizado um grande avanço em sua vida.

4º passo – Mude a linguagem

É muito importante estar consciente do tipo de vocabulário que se utiliza no dia a dia, pois nossa linguagem cria nossa realidade. A palavra desafio, por exemplo, nos causa muito mais vontade de entrar em ação do que a palavra problema. Adote uma postura mais positiva para atingir mundanas profundas nas suas reações. Conheça o poder das palavras e com um simples mudar de linguagem, fique mais disposto e animado para encarar os desafios.

Na próxima vez em que se pegar falando em problemas, mude rapidamente a sua linguagem e passe a chamar a situação de desafio. Você ficará impressionado com a diferença que isto fará em sua vida.

5º passo – Seja honesto consigo mesmo

Não minta para você mesmo. Infelizmente, muitas pessoas costumam mentir para si mesmas. Vemos pessoas que tentam amenizar a situação dizendo que o desafio delas não é tão grande assim, agir dessa maneira só agrava ainda mais a situação.

Quando mentimos para nós mesmos passamos a agir como se as nossas afirmações fossem reais quando na verdade não são. Seja qual for o tipo de comportamento limitante que possua, o indivíduo deve reconhecer a existência do desafio e que precisa vencer.

É preciso ter coragem e atitude para entrar em ação. Seja honesto e avalie para qual direção sua vida seguirá se continuar fazendo o oposto.

“- Propositalmente, propondo de própria mente, humilde e aberto ao diálogo, venho pintando e bordando novos universos, propagando conhecimentos, em versos presentes, como este a frente, profundo, porém singelo, aqui estou.”

Wesley Coimbra, Brasília, 25 de agosto de 2018, 17:10.

kisspng-computer-icons-facebook-social-media-like-button-d-like-us-on-facebook-5ad14debd4ab26.9858005615236664118711 twitter_icon-icons.com_65411 instagram

photogrid_1534940953392.jpg

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

About Coimbra W. SB.

WSB | BSB Brazil | 29.Yr •Bacharel em Direito, escritor, amante da vida em todas as suas formas e singularidades, ser pensante e positivista.🎵