Como parar de sofrer imediatamente..

Já se perguntaram de onde vem o sofrimento? Quais as causas que te levam a sofrer? O quê nos falta para sabermos lidar melhor com situações negativas? Nessa leitura falo sobre algo que mudou e muito a minha vida. Você descobrirá todas essas respostas, apenas venha comigo!

Resultado de imagem para sofrimento

Como poderíamos deixar de sofrer imediatamente?

O sofrimento vem diante da desconexão da expectativa com a realidade. Quando algumas coisas saem do controle, mudam, não se materializam ou não se concretizam nós sofremos. Por que?

Infelizmente tendemos a acreditar que “a realidade sempre vai corresponder as nossas expectativas”. Isso é uma fórmula de garantir o sofrimento. Temos uma expectativa latente na mente de que tudo será como os nossos desejos mandam, mais do que isso, temos sempre àquela cresça de que “o certo seria se a realidade batesse com as nossas expectativas” e como isso nem sempre acontece vem a ideia de que “tudo deu errado”.

A vida não está totalmente sobre nosso controle, o mundo não gira ao nosso redor. As coisas que nos trazem alegrias não são garantidas, não são permanentes, imutáveis. Precisamos entender isso e amadurecer esse entendimento!

O que devemos fazer?

Nós amadurecemos quando ajustamos nossa expectativa à realidade. Criança chora muito porque é imatura, ela ainda não sabe lidar com diferentes situações que não batem com a sua expectativa. Tem dificuldades em aceitar que não é mais o centro do universo igual como acontecia quando era um bebezinho.

Quando adolescente melhora um pouco, mas ainda sofre quando toma um pé na bunda da(o) ‘crush’, quando acredita que o primeiro namoro é para sempre, sinônimo de “amor eterno” e não foi.

O adulto também entra em desespero quando acontece alguma mudança que não corresponde às suas expectativas. A perda daquele emprego que parecia estável e não era, a perda de um ente querido, quando descobre que tem uma doença crônica, quando surge a necessidade inesperada de mudar de residência, por circunstâncias alheias à sua vontade ou quando termina um casamento. Em todas essas situações existe uma desconexão entre a expectativa e a realidade, gerando na gente o sentimento de desconforto e sofrimento. O processo de amadurecimento permite que possamos ajustar e reconciliar esses elementos. Como exatamente?

Resultado de imagem para rosa

Na vida adulta, quando ganhamos uma flor, uma rosa, sabemos que ela terá um fim e daí não sofremos quando ela começa a ficar murcha. Nós somos maduros sobre o assunto flor! Quando ela perde uma pétala, sabemos pela experiência que essa é a natureza da flor. Uma hora ela é um botão, outra hora ela desabrocha, depois murcha. Não temos a falsa expectativa de “ah, essa flor por ser bonita vai durar para sempre!”. Ninguém pensa assim!

Para deixar de sofrer, precisamos ter clareza!

Como no exemplo da flor que murcha nós não sofremos porque temos clareza da situação e essa clareza é o que vai nos ajudar. Quando adquirimos a consciência de que a vida é repleta de mudanças e momentos imprevisíveis, então passamos a poder apreciar mais e mais o momento presente. Percebemos que podemos fazer escolhas conscientes no agora. O agora é o momento em que a gente pode ser bom o suficiente para as pessoas que a gente ama, dizer o quanto a gente ama elas. Estar presente no que se estiver fazendo, deixar o celular um pouco de lado.

É justamente essa clareza que vai afastar a ilusão de que tudo o que é bom, ideal, belo, querido, desejável, é também garantido e permanente. Afastar a ideia de que as coisas ruins nunca vão chegar, que os problemas e as mudanças nunca vão bater em nossa porta. Isso tudo é uma ilusão por falta de CLAREZA!

Não confunda aceitação com resignação!

Quando nós falamos em aceitação, não estamos falando sobre resinação ou submissão. Aceitação é você não opor resistência àquilo que já é. Quando pagamos um resfriado no dia anterior de um compromisso importante, sentimento aquele mal estar físico, dores no corpo, febre. Se além disso ficamos indignados, com raiva e de mal humor, criamos outra camada de sofrimento além da gripe. Um sofrimento que é o descompasso entre a expectativa e a realidade!

Como parar de sofrer?

Para pararmos de sofrer teremos que entender que todos nós, cedo ou tarde teremos problemas para enfrentar e assim não teremos nossas expetativas frustradas. A grande maioria das pessoas não conseguem aceitar esse tipo de situação. São pessoas que são tomadas por uma emoção forte, um sentimento de negação. Elas pensam: “não, isso não pode estar acontecendo comigo”, um estado negativo de baixa intensidade. E qual que é o resultado? NADA MUDA! A realidade é mesma!

Quando nos percebemos que a negação não está servindo para alterar a realidade, passamos para a “ira”. Esse é um estado de alta intensidade em que a gente xinga, grita, fica com raiva.. E qual é o resultado disso? NADA MUDA! A realidade continua a mesma!

Quando superamos a negação, a ira, a gente pode passar para a esperança, onde a gente sorri na ‘espera’ da sorte mudar tudo. E qual que é o resultado? NADA MUDA! A realidade segue sendo a mesma.

E quando percebemos que a esperança não está funcionado, aí o chão pode desabar, a gente pode entrar em depressão, ficar desiludidos. A vida perde o sentido! Nos confrontamos a realidade de modo a sentir uma grande tristeza, um vazio. Nunca tínhamos percebido ou pensado que um cenários desses poderia acontecer, se concretizar! E qual que é o resultado? NADA MUDA! A REALIDADE É A MESMA.

Aqui é quando o sofrimento acaba.

Quando a gente aceita a realidade, paramos de opor resistência contra ela. A aceitação é a resposta. Para parar de sofrer imediatamente se dê conta desse processo! Você já viveu isso e eu também já passei por isso! Portanto, nos dois sabemos que, se a gente tivesse colocado essa aceitação no início de todo o processo, teríamos evitado muito sofrimento!

PENSE NISSO: para parar de sofrer imediatamente, vamos aceitar aquilo que já é, vamos aceitar essa condição, adequar nossas expectativas à realidade. E aceitação não se confunde com resignação, submissão, conformismo, com baixar a cabeça.. diante de obstáculos que podem e devem ser superados! Aqui que entra o autoconhecimento, a sabedoria para você diferenciar aquilo que pode ser mudado daquilo que não tem como ser diferente, entender aquilo que já está no passado, de forma permanente e entender aquilo que pode ser construído no futuro! Essa ATITUDE de ACEITAÇÃO é que pode retomar o momento presente com CLAREZA e fazer entender aquilo que pode ser feito. Então, não perca tempo revivendo o passado, remoendo momentos de frustração, de dor, que já aconteceu, já foi. Pergunte-se o que você pode fazer agora?! E faça aquilo que pode ser feito no momento presente.. Dê os próximos passos no caminho da maturidade.

“- Propositalmente, propondo de própria mente, humilde e aberto ao diálogo, venho pintando e bordando novos universos, propagando conhecimentos, em versos presentes, como este a frente, profundo, porém singelo, aqui estou.”

Wesley Coimbra, Brasília, 17 de setembro de 2018, 20:15.

kisspng-computer-icons-facebook-social-media-like-button-d-like-us-on-facebook-5ad14debd4ab26.9858005615236664118711

twitter_icon-icons.com_65411

instagram

photogrid_1534940953392.jpg

2 thoughts on “Como parar de sofrer imediatamente..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

About Coimbra W. SB.

WSB | BSB Brazil | 29.Yr •Bacharel em Direito, escritor, amante da vida em todas as suas formas e singularidades, ser pensante e positivista.🎵